Solar Impulse completou sua épica viagem à volta do mundo usando energia só solar como combustível no início da manhã de 26 de julho 2016, desembarque em Abu Dhabi, UAE.

Tivemos muita sorte de ser convidado para as celebrações da Embaixada da Suíça para o Solar Impulse em Abu Dhabi no dia a seguir a 27 de Julho. Claro, mudamos todos os nossos planos no último minuto e fez todas as medidas necessárias para assegurar que poderiam participar.

Eu tenho um interesse especial no Solar Impulse. A primeira vez que visitou o time Solar Impulse com o MIT Club of Switzerland na Base de Dübendorf Air em 2009. Solar Impulse é um esforço suíço e ambos os pilotos são suíços, bem como muitos membros da equipe. Andre Borschberg também é um alum MIT e tinha concordado em nos acolher e introduzir-nos ao seu projeto de estimação. Desde o início todos nós ficaram fascinados com a aeronave, que estava estacionado junto a nós no hangar, como Andre mostrou uma apresentação sobre o projeto na tela. Como qualquer outro evento MIT, curiosidade transbordou, e os ex-alunos do MIT mantido Andre ocupado dezenas de perguntas respondendo.

Um par de meses mais tarde eu enviei o meu CV para Andre procurando uma posição no Solar Impulse. Eu fui chamado para uma entrevista ao seu hangar e conheceu toda a equipe. Eu sabia da minha entrevista que se eu tenho a oportunidade de fazer parte da equipa de Solar Impulse, Eu iria aprender muito mais sobre aeronaves do que eu, trabalhando para qualquer um dos OEMs como a Airbus ou Boeing. Depois de tudo, em um OEM, milhares de pessoas e centenas de empresas de trabalho para montar uma aeronave. O trabalho de todos é muito especializado e um indivíduo funciona apenas em uma pequena parte do plano. Na equipe Solar Impulse, Contudo, Eu teria tido a oportunidade de aprender sobre todos os sistemas no avião.

Infelizmente, no final de 2009 / início 2010 a crise financeira tinha finalmente teve seu impacto sobre a Suíça. Meu entrevistador me disse que o financiamento do Solar Impulse para o ano não tinha sido confirmada e eles não tinham certeza se eles serão capazes de continuar o projeto. Alguns meses se passaram, o financiamento ainda não foi confirmada e acabei por aceitar outra posição. E foi isso.

Então, depois de ver de perto e pessoal das lutas a equipe Solar Impulse enfrentou, foi maravilhoso para estar lá no final da sua viagem e ver o seu sucesso.

Bertrand Piccard fez um discurso muito carregado emocionalmente da aventura durante o evento suíço Embaixada. Ele disse que uma vez que ele estava falando com o seu próprio povo (o suíço), ele poderia falar com o coração. E ele passou a fazer exatamente isso, como ele inspirou todo o público e nos fez chorar e rir junto com ele enquanto ele falava sobre a aventura que durou mais de uma década.

Aqui está um pequeno vídeo que eu tomei durante seu discurso para compartilhar apenas uma pequena porção do momento histórico com você.

Andre Borschberg fez um discurso mais emocionalmente controlado, mas foi inspirador, no entanto,. Aqui está um trecho em que ele fala sobre como quando enfrentamos problemas, não devemos desistir de nossos sonhos. Problemas são apenas desafios que temos de superar para alcançar os nossos sonhos. Algumas vezes esses mesmos problemas acabam por ser a melhor coisa que poderia ter acontecido para nós.

Para exibir uma breve vídeo de todo o percurso, Confira